As orelhas de abano são muito estigmatizantes e podem geram grandes constrangimentos para o paciente desde a infância. Com as técnicas atuais, é possível atingir resultados efetivos para o tratamento das alterações de posicionamento das orelhas com melhora significativa na estética e na qualidade de vida do paciente.
Qual é o objetivo da cirurgia?
Por meio da otoplastia, é possível corrigir anormalidades da forma ou posição das orelhas, proporcionando um maior equilíbrio e harmonia entre a estrutura das orelhas e da face do paciente.
Como são as cicatrizes resultantes?
As cicatrizes são posicionadas na parte posterior da orelha, em locais estratégicos para não ficarem à mostra.
Como são os cuidados do pós operatório?
A cirurgia é realizada com anestesia geral ou sedação, com duração de 1 a 2 horas, sempre em ambiente hospitalar para maior segurança. Quando utilizada a anestesia geral, a paciente passa a noite no hospital sendo liberada no dia seguinte. Ainda no centro cirúrgico, é feito um curativo que deverá permanecer por 24 a 48 horas.
Após a retirada desse curativo, é necessário o uso de faixa compressiva por 1 a 2 meses. Como em toda cirurgia, hematomas e inchaços podem ocorrer, sendo que, em sua maioria, melhoram em 4 semanas.