RITIDOPLASTIA

(LIFTING FACIAL)

Também conhecida como facelift ou lifting facial, a ritidoplastia, que é a cirurgia plástica de rosto, utiliza uma série de técnicas para suavizar e corrigir as marcas do tempo mantendo a naturalidade e a fisionomia individual.em toda a região facial e no pescoço, onde a flacidez e a perda de tônus muscular podem originar aquela chamada “papada. Muitas vezes é realizado em associação com a cirurgia das pálpebras (Blefaroplastia) e enxertia de gordura (lipoenxertia), nas áreas de perda de volume na face e sulcos/vincos mais profundos.

Qual é o objetivo da cirurgia?

O objetivo principal da cirurgia é recuperar uma parte significativa da elasticidade perdida com o tempo. Um dos diferenciais da técnica cirúrgica é sua capacidade de proporcionar um efeito natural, deixando o rosto mais jovem e revitalizado.

Como são as cicatrizes resultantes?

As cicatrizes ficam localizadas na linha que divide a face e o cabelo, abrangendo a região temporal e o contorno frontal da orelha. A extensão dessas cicatrizes dependerá da dimensão do procedimento e quantidade de sobra de pele, mas, na maioria dos casos, elas se tornam mais suaves e menos nítidas ao longo dos meses, se tornando muito discretas.

Como são os cuidados do pós operatório?

A cirurgia é realizada com anestesia geral, com duração de cerca de 6 horas, sempre em ambiente hospitalar para maior segurança. A paciente passa a noite no hospital sendo liberada no dia seguinte. Alguns efeitos são esperados no período pós-cirúrgico da ritidoplastia. São exemplos o inchaço e a equimose (roxo). 

As primeiras 48 horas após o lifting facial costumam ser as mais delicadas, por isso, é recomendado que o paciente tenha o auxílio de alguém de confiança. 

A maior parte do inchaço melhora em até 6 semanas com a utilização de faixa elástica facial. Um pequeno dreno é deixado nos primeiros dias para evitar acúmulo de líquido.