Rinoplastia é o nome dado à intervenção que pode ser realizada tanto com o intuito de corrigir dificuldades respiratórias como para melhorar a proporção e aparência do nariz. Esta é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo, possibilitando variadas alterações no tamanho e formato da estrutura nasal e das narinas.
Qual é o objetivo da cirurgia?
A Rinoplastia tem como objetivo proporcionar harmonização facial tratando o nariz, seja através da redução de tamanho ou correção de proporção.
Como são as cicatrizes resultantes?
As cicatrizes resultantes dependem da técnica utilizada. Na chamada técnica aberta, uma pequena cicatriz fica localizada na columela (estrutura do meio do nariz, entre as 2 narinas) posicionada estrategicamente para que não fique visível ao olhar o nariz de frente. Na técnica fechada, as cicatrizes se localizam inteiramente na parte de dentro das narinas. A escolha da técnica, por sua vez, depende de critérios técnicos que são avaliados na consulta médica.
Quais são os cuidados pós operatórios?
A cirurgia é realizada com anestesia geral, com duração de 4 horas, sempre em ambiente hospitalar para maior segurança. A paciente passa a noite no hospital sendo liberada no dia seguinte. Após o procedimento, geralmente é colocado um tampão de gaze dentro e fora do nariz, que ficará até o 3º dia.
Além disso, poderá ser colocada uma tala por fora, visando apoiar e proteger a nova estrutura durante o processo inicial de cicatrização. O inchaço inicial diminui dentro de algumas semanas, porém só sai totalmente após alguns meses.
Durante esse tempo, melhoras graduais na aparência do nariz poderão ser notadas, porém o resultado final só poderá ser visto quando o inchaço sair por completo.É necessário repouso absoluto 1 semana, após esse tempo é permitido o retorno às atividades leves. Quanto aos exercícios físicos, apenas a partir da 3ª semana. Válido que ressaltar que o especialista pode prolongar esse período.