LIPOESCULTURA E LIPOENXERTIA

Lipoescultura é um conceito que combina os recursos da lipoaspiração e lipoenxertia, retirando a gordura de áreas em que há um acúmulo localizado e enxertando essa mesma gordura (após processos de tratamento da mesma para diminuir a reabsorção) em áreas que necessitem de um melhor preenchimento e modelagem.

Qual é o objetivo da cirurgia?

O objetivo da cirurgia é recuperar o contorno corporal através da remoção do excesso de gordura localizada, mais resistente a perda com dietas e exercícios. Após removida, a gordura localizada é reaplicada em lugares com pouco volume. Isso possibilita trabalho mais completo e artístico, no contorno corporal, em busca de maior harmonia. A lipoenxertia também pode ser utilizada no tratamento de retrações e fibroses cicatriciais.

Como são as cicatrizes resultantes?

Quando utilizada como tratamento isolado, as cicatrizes são pequenas, com cerca de 0,5cm cada. A localização depende das áreas a serem aspiradas mas são planejadas para ficarem escondidas (como, por exemplo, nas linhas da calcinha e sutiã).

Em quais regiões do corpo esse procedimento pode ser realizado?

O enxerto da gordura é realizado em locais de acúmulo natural de gordura, como os: glúteos, mamas, sulcos e vincos do rosto. Também em locais de cicatrizes com retração e/ou fibrose.

Qual é a doferença entre Lipoaspiração e Lipoescultura?

Lipoaspiração é o termo técnico utilizado para o procedimento cirúrgico de tratamento da adiposidade localizada, por aspiração. Já a Lipoescultura é um conceito que combina as técnicas de lipoaspiração e lipoenxertia, em que se utiliza a própria gordura aspirada de outras regiões para preenchimentos e modelagem de outras áreas corporais, como por exemplo os glúteos, buscando-se tratamento mais completo em busca da maior harmonia do contorno corporal.

Como é a recuperação pós cirúrgica?

A cirurgia é realizada com anestesia geral ou anestesia local e sedação, com duração de cerca de 1 a 3 horas, dependendo dos locais a serem tratados, sempre em ambiente hospitalar para maior segurança. Quando utilizada a anestesia geral, a paciente passa a noite no hospital sendo liberada no dia seguinte. 

É necessário usar cinta abdominal que comprima as áreas aspiradas. Após a primeira semana, drenagem linfática e ultrassom são indicados para acelerar a recuperação e melhorar o resultado. Após 14 a 21 dias é possível retornar às atividades habituais.