GINECOMASTIA (PLÁSTICA MAMÁRIA MASCULINA)

A ginecomastia é um distúrbio masculino caracterizado pelo aumento das mamas, condição essa desencadeada pela proliferação de tecido glandular mamário. Trata-se de uma alteração benigna e que se difere da falsa ginecomastia, que acomete homens acima do peso e desenvolvem aumento mamário por causa do excesso de gordura — neste caso, não existem glândulas mamárias, caracterizando a lipomastia.

Qual é o objetivo da cirurgia?

O objetivo da cirurgia é a remoção do excesso de tecido mamário e/ou gordura associada. Em casos mais graves, também o excesso de pele.

Como são as cicatrizes resultantes?

As cicatrizes resultantes dependem do grau da ginecomastia. Em casos leves a moderados a cicatriz se localiza ao redor dos mamilos enquanto que, em casos mais graves, é necessário o prolongamento da cicatriz horizontalmente a partir dos mamilos para a remoção de grandes excessos de pele.

Quais são os cuidados do pós operatório?

A cirurgia é realizada com anestesia geral, com duração de cerca de 3 horas, sempre em ambiente hospitalar para maior segurança. O paciente passa a noite no hospital sendo liberada no dia seguinte. Utiliza-se um colete pós-cirúrgico por 4 a 8 semanas. Recomenda-se esperar no mínimo de 4 semanas para iniciar atividades físicas moderadas com os braços, sendo liberadas para atividades intensas após 8 a 12 semanas.