Abdominoplastia remove o excesso de pele da região abdominal, proporcionando o retorno da firmeza muscular do abdômen. Pode ser utilizada como um tratamento isolado ou em associação com a lipoaspiração (lipoabdominoplastia), buscando um melhor contorno corporal. Esta cirurgia é muito utilizada para pacientes que tiveram uma grande perda de peso ou após engravidar, devido à diástase muscular causada pela gestação.
Qual é o objetivo da cirurgia?
Existem basicamente dois grandes objetivos nesse procedimento:
1 – Ressecção do excesso de pele e gordura do abdome para melhora do contorno corporal: É muito comum a flacidez de pele e da camada gordurosa dessa região, principalmente após mudanças grandes do peso ao longo dos anos.
2 – Restauração da porção músculo aponeurótica da parede abdominal: alterações como hérnias e diástase (separação) dos músculos retos abdominais são corrigidas costurando os músculos (a chamada plicatura abdominal).
Importante ressaltar que a abdominoplastia não é considerada um tratamento para obesidade e não substitui a necessidade de emagrecimento ou de praticar exercícios físicos.
Como são as cicatrizes resultantes?
São divididas em duas: periumbilical (em volta do umbigo) e outra baixa, posicionada no púbis (como a altura de uma cesariana) sendo longa, porém planejada para ser ocultada com a calcinha ou biquíni.